TODAS RAINHAS E SÓ UM REIS

TODAS RAINHAS E SÓ UM REIS
Ellen, Rosy, Carolina, Anésia e GR

terça-feira, maio 02, 2006


A maior referência do rock-tupiniquim surgida no Brasil nos anos 60, chama-se Liverpool, dos rapazes da Vila do IAPI. Dava gosto de se ouvir a sonoridade brasileira, explorada pelas guitarras, baixo, bateria e os lamentos de vocalizações do solista, Foguetti. Fui testemunha de seu surgimento e projeção, eis que tinha um programa na Televisão Gaúcha, Canal 12, GR-Show, onde Liverpool surgiu para se tornar uma unanimidade no Estado. Um festival nacional estudantil realizado em Porto Alegre, dispertou a curiosidade do país e revelou um moço tímido chamado Carlinhos Hartlib, autor e intérprete da composição, Por Favor Sucesso, defendida com brilhantismo pela Banda e Carlinhos. Na finalíssima no Rio de Janeiro, o Liverpool já tinha sua carreira decidida, pois havia sido contratato pela gravadora Equipe e ficaria para sempre longe de sua terra natal.
Ao alto vê-se a contra-capa de Lp do Liverpool, cujo texto assinado por mim, comprova o meu envolvimento emocional com a rapaziada, cuja cabeça empresarial, obedecia o comando do meu amigo, Jorge Salim Allem, de saudosa memória, certamente. Depois o Liverpool virou Bixo da Seda, mas esta é outra história. Muitas outras serão reveladas aqui.

No texto da contra-capa do LP do Liverpool (ao alto) escrevi o seguinte:
"Tudo começou de repente..., como num conto de fadas. Primeiro, as apresentações em clubes - salve o tio Dante! - depois os shows na Televisão - saravá Ibanez Filho! - logo em seguida, a participação e conquista de II Festival
Universitário de MPB - buenas índio vago Carlinhos! - em que atuaram, O Bando, Joyce, Nana e Danilo Caymmi, Rogério Duprat e tantos outros nomes famosos.
Surgiram as primeiras fotos e reportagens nos jornais, enfim, as manchetes - abenção Melinho e Osvil Lopes - e
por último, uma lembrança daquele que tem mil horas de vôos espaciais por estas Galáxias de Deus, o internacionalmente conhecido, Peixoto Primo. Com ele, veio o convite da gravadora Equipe, então aí tudo ficou mais que de repente, tão de repente, que nem o próprio
Cadaxo acreditava. A viagem, o estúdio e o horário para a gravação do Lp já haviam sido marcados, agora é só encilhar o pingo, bolear a perna, dar adeus a chinoca e partir rumo à Guanabara. Ver outra gente, gente boa, amiga, gente brasileira. que sabe ser gente como nenhuma outra gente. As músicas do Festival Universitário são gravadas também de repente, mas o compacto não pôde ser lançado, porque "Por Favor, Sucesso", a vencedora, participaria de um outro festival, o Internacional da Canção. As emoções e conquistas vão-se empilhando. Que fazer diante de tanta coisa inesperada e tão de repente meu Deus?!!! Agora, o Cadaxo, que já viu tudo de perto, acreditava e ordena este Lp com o Liverpool, que não é apenas o resultado de um som, mas é, isto sim, a soma de cada um de seus integrantes, onde a busca de liberdade total de sua música, possa fazer com que êles se comuniquem com os jovens - como eles - deste imenso planeta. O som tem de ser livre, livre como vocês, guascas machos de um LIVERPOOL aberto, grande, universal!!! De repente, Mimi - guitarrista solo - Edinho - bateria - Marquinho - guitarra base - Foguete - cantor - e Pepeco - baixista - ficaram mais do que de repente, famosos. Casaram e tiveram muitos liverpoolzinhos lá pelo ano de 2001. Em tempo: turco Salim - grande sábio e profeta do oriente - vamos deixar o kibe pra outro dia, agora o negócio é só mastigar a "bolacha preta", pois o Américo garante o sucesso dos garôtos.
GLÊNIO REIS - Produtor de T.V.

10 comentários:

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anônimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Tati disse...

Querido Glenio.

Como filha do Salim, gostaria de agradecer as lindas palavras e dizer que com certeza , tu foi muito importante na vida dele.
Muito obrigada,

Tati